Qual é a diferença entre eficiência e eficácia? Exemplos

Você sabe qual é a diferença entre eficiência e eficácia no mundo corporativo?

Isso me foi ensinado por um grande executivo que eu tive a oportunidade de conhecer. Ele usou um exemplo bastante intuitivo:

Eficácia é matar uma barata com uma bomba atômica. A barata estará morta, mas você vai gastar milhões de reais para desenvolver e utilizar a bomba.

Eficiência é matar essa mesma barata com uma chinelada. O resultado será o mesmo, porém, a custo zero.

Assim, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Ela está voltada para a melhor maneira (the best way) pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas, a fim de que os recursos (pessoas, máquinas, matérias-primas) sejam aplicados da forma mais racional possível. A eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos mais indicados que precisam ser devidamente planejados e organizados a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis. A eficiência não se preocupa com os fins, mas simplesmente com os meios. O alcance dos objetivos visados não entra na esfera de competência da eficiência, é um assunto ligado à eficácia.

À medida que o gestor se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis). Porém, quando ele utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as que realmente devem ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis). Contudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma organização pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. Pode ter eficiência em suas operações e, apesar disso, ser eficaz, embora a eficácia fosse bem maior quando acompanhada da eficiência. Pode também não ser nem eficiente nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz.

Resumindo: eficácia significa alcançar os objetivos propostos, não importa de que forma. Eficiência significa alcançar esses objetivos com o máximo de produtividade, utilizando a menor quantidade de recursos, tempo, pessoas, matérias-primas, etc.

A seguir, uma comparação entre os dois conceitos:

Ênfase na eficiência Ênfase na eficácia
Ênfase nos meios

Fazer corretamente as coisas

Resolver problemas

Salvaguardar os recursos

Cumprir tarefas e obrigações

Treinar os subordinados

Manter as máquinas e equipamentos

Presença nos templos

Rezar

Jogar futebol com arte

Ênfase nos resultados e fins

Fazer as coisas certas

Atingir os objetivos propostos

Otimizar a utilização de recursos

Obter resultados e agregar valor

Proporcionar eficácia aos subordinados

Ter máquinas disponíveis

Prática de valores religiosos

Ganhar o céu

Vencer o campeonato

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*