Código de barras EAN 13: o que é? Como é formado? Exemplos

A função do código de barras é indicar o material ao qual ele corresponde, viabilizando a captura automática dos dados através de um aparelho de leitura óptica. Esse tipo de recurso foi criado na década de 1970 e é amplamente utilizado até os dias atuais.

Na composição do código de barras, em todo o mundo foi adotada uma sequência numérica formada por 13 dígitos conhecida como EAN, que significa European Article Number (Número Europeu do Artigo, em tradução livre).

Porém, existe um outro padrão utilizado somente nos Estados Unidos e no Canadá, que se chama Sistema UPC (Universal Product Code). No caso de produtos exportados para esses países, deve-se obter o código UPC por intermédio da EAN Brasil.

Conforme dito, o código EAN é composto por 13 dígitos.

Os três primeiros, indicam o país onde o produto foi fabricado. No caso do Brasil, usa-se a sequência 789.

Os três, quatro ou cinco dígitos seguintes identificam a empresa que fabricou o produto.

Os quatro, cinco ou seis dígitos posteriores identificam o produto propriamente dito, dependendo da quantidade de itens produzidos e comercializados pela empresa.

O último dígito da sequência é um número verificador utilizado para identificar e evitar erros na formação do código. Ele é obtido por meio de um algoritmo, conforme veremos a seguir.

Cálculo do dígito verificador

Para cada dígito, é atribuído um peso, que pode ser 1 ou 3. Tudo depende da posição na qual se encontra esse dígito. Se ele estiver em uma posição ímpar, seu peso será 1. Se ele estiver em uma posição par, o peso será 3.

Veja o exemplo a seguir:

O próximo passo é multiplicar cada dígito pelo seu peso correspondente:

Agora, temos que somar todos os resultados das multiplicações.

7 + 24 + 9 + 3 + 2 + 9 + 4 +15 + 0 + 0 + 0 + 3 = 76

Por fim, o resultado dessa soma deve ser subtraído do número múltiplo de 10 imediatamente superior a ele. Neste caso, é o número 80.

80 – 76 = 4

Portanto, em nosso exemplo, o dígito verificador será o número 4.

Antes de gravar o código de barras na embalagem de um determinado produto, a empresa deve seguir algumas regras básicas:

Quando for possível, o código deve ser colocado na base natural do produto.

Na embalagem, ele deve estar na posição horizontal ou vertical. Se a embalagem for cilíndrica, deve-se usá-lo na posição vertical.

Margens de silêncio: são áreas sem nenhuma impressão deixadas nas laterais do código para facilitar a sua visualização.

Abaixo você confere o exemplo de um código EAN real com os detalhamentos que vimos neste texto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*