Os 7 Tipos de Inteligência de Thurstone: exemplos

Em relação ao estudo das habilidades e aptidões humanas, uma interessante abordagem foi proposta pelo psicólogo norte-americano Louis Leon Thurstone. Segundo ele, a estrutura mental humana é composta por um número limitado de grandes fatores, que podem ser independentes entre si. Cada um desses fatores é responsável por uma determinada aptidão.

Os 7 tipos de inteligência estão descritos a seguir:

Fator V ou Compreensão Verbal: basicamente, consiste na capacidade de desenvolver textos, livros e escrever com maestria, de forma correta e utilizando um vocabulário amplo. Significa selecionar e organizar as palavras com perfeição através de um excelente raciocínio verbal. É uma habilidade comum a escritores, poetas e jornalistas em geral.

Fator W ou Fluência Verbal: é a capacidade de falar, discursar ou verbalizar com facilidade. Este fator é responsável pelas habilidades de comunicação da pessoa. Tem a ver com a rápida criação de palavras, frases ou qualquer construção verbal.

Para medir esse fator, pode-se pedir aos participantes testados que pensem rapidamente em palavras que começam ou terminam com uma letra específica.

É uma habilidade encontrada em oradores, vendedores, apresentadores, locutores de rádio e políticos.

Fator N ou Fator Numérico: refere-se à facilidade em realizar, mentalmente, cálculos matemáticos simples com exatidão e rapidez. É uma habilidade comum a matemáticos e engenheiros.

Fator S ou Relações Espaciais: é a capacidade de realizar projeções espaciais mentalmente. Ou ainda, imaginar a organização espacial de figuras e objetos em duas ou três dimensões. A pessoa com esta habilidade consegue entender e manipular vários objetos, reais ou imaginários, dentro de um determinado campo espacial.

A avaliação desta habilidade pode ser feita questionando a pessoa testada sobre a correta imagem de um objeto refletida no espelho, por exemplo, ou identificar a correta imagem de um objeto visto de vários ângulos.

É uma habilidade comum a desenhistas, projetistas, arquitetos ou matemáticos com especialidade em geometria.

Fator M ou Memória Associativa: envolve a capacidade de memorização, tanto visual (símbolos, imagens, palavras escritas), quanto auditiva (palavras ouvidas, músicas, sons). Pessoas com essa habilidade podem memorizar com rapidez e conservar o fenômeno memorizado por um longo período de tempo.

Para medir essa habilidade, é adequado pedir aos participantes testados que aprendam sílabas sem nenhum sentido, e sua capacidade de lembrá-las.

O desempenho de vestibulandos e concurseiros está relacionado a esta forma de inteligência.

Fator P ou Rapidez Perceptual: é a habilidade que uma pessoa possui de rapidamente reconhecer e comparar imagens, números ou letras, e revisar com precisão vários tipos de conteúdo. Também conhecida como aptidão burocrática ou atenção concentrada, essa habilidade é típica de pessoas que trabalham com números e letras, como digitadores, auxiliares de escritório, etc.

Fator R ou Raciocínio: essa forma de inteligência permite à pessoa reconhecer princípios gerais a partir de um conceito específico. A habilidade pode ser medida através de testes com sequências de números ou palavras e suas classificações.

Um teste usado para avaliar essa habilidade pode envolver a escolha apropriada de um número ou imagem de acordo com uma ordem sequencial previamente definida.

É o tipo de inteligência avaliada nos exames de Q.I. (quoeficiente de inteligência).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*