DRE: o que é? Como fazer? Exemplo

DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício. Trata-se de uma tabela, usada na Contabilidade, onde são calculadas todas as despesas e receitas obtidas por uma empresa em determinado período, geralmente ao longo de um ano. O ponto inicial é a Receita Bruta, que engloba o total de receitas obtidas por uma empresa com a venda de produtos, mercadorias ou serviços. Desse total, são descontadas todas as despesas incorridas até chegar ao Lucro Líquido, o resultado final do cálculo.

Não há dúvidas de que o objetivo final das atividades de qualquer empresa é o lucro, mas um lucro que remunere seus sócios e acionistas de forma desejável. O sucesso da gestão empresarial será medido comparando-se o resultado do exercício (obtido pela Demonstração do Resultado do Exercício) com o montante aplicado no Ativo e/ou com o capital investido pelos proprietários (Patrimônio Líquido).

Em cada final de período (geralmente ao final de cada ano), todas as despesas e receitas são transferidas para a Demonstração do Resultado do Exercício. Não se acumulam despesa e receita de um ano para o outro (Independência Absoluta de Períodos).

A forma de apresentação da DRE é vertical, isto é, subtrai-se e soma-se.

O resultado do exercício pode ser lucro ou prejuízo. Grande parte das empresas obtém lucro, e uma minoria apresenta prejuízo. O prejuízo é uma situação efêmera, passageira (ninguém sobrevive muito tempo com constantes prejuízos), enquanto o lucro assume característica permanente.

A tabela abaixo apresenta um exemplo de DRE razoavelmente detalhada:

RECEITA BRUTA DE VENDAS
(–) DEDUÇÕES DE VENDAS
Vendas Devolvidas
Vendas Canceladas
Abatimentos
Descontos Incondicionais
Imposto sobre Vendas
= RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
(–) Custo dos Produtos e Serviços Vendidos
= LUCRO BRUTO
(+/–) DESPESAS E RECEITAS OPERACIONAIS
         – Despesas com vendas
Comissão sobre as vendas
Salário dos vendedores
Publicidade e Propaganda
Viagens e estadias
Brindes e presentes
Provisão para devedores duvidosos
         – Despesas Administrativas
Salários dos colaboradores (RH, financeiro, TI, serviços gerais)
Pró-labore dos administradores
Gratificação de funções
Aluguéis de escritório
Seguro de escritório
Água, luz, telefone
Material de escritório
Depreciação de móveis e utensílios
Serviços/assessorias de terceiros
Despesas com software
Cartório
Xérox
= RESULTADO ANTES DAS DESPESAS E RECEITAS FINANCEIRAS
(-) Despesas Financeiras
Despesas bancárias (tarifas)
Juros sobre empréstimos/ financiamentos
Multas e juros
Descontos condicionais
(+) Receitas Financeiras
Juros sobre aplicações financeiras
Multas e juros recebidos
Descontos obtidos (recebidos)
(-) Outras despesas
Perda com imobilizado
Perda com estoque
(+) Outras receitas
Ganho com imobilizado
Receita dividendos/lucros
= RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
IRPJ = 15%
CSLL = 9%
= LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO

Veja abaixo o detalhamento de cada item:

Receita Bruta das Vendas: é o valor obtido com a venda de produtos, mercadorias (no caso de uma empresa comercial), ou serviços (se a empresa é prestadora de serviços).

Deduções da receita bruta

Devoluções de venda: por exemplo, se o cliente fez uma compra pela internet, recebeu o produto e não gostou. Ele tem o direito de devolver o produto sem nenhuma justificativa.

Cancelamento de venda: acontece quando a venda foi cancelada antes mesmo de o cliente receber o produto. Quando o cliente desistiu do negócio, por exemplo. A mercadoria não sai de sua origem.

Abatimentos: muitas vezes, em situação em que haverá devolução, o vendedor propõe um abatimento no preço, para compensar o prejuízo, ao comprador. Essa situação ocorre, evidentemente, sempre após a entrega do bem ou serviço, evitando, assim, a devolução.

Desconto incondicional: refere-se a uma situação na qual o cliente ganha um desconto no ato da compra, por várias razões: pela grande quantidade de mercadoria a ser adquirida, por ser um cliente especial, ou por se tratar de política da empresa.

Tributos sobre a venda: refere-se ao pagamento de impostos embutidos no valor de venda dos produtos. É uma porcentagem aplicada sobre o preço da venda. Varia de acordo com o produto vendido).

Os Impostos sobre vendas são:

• IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

• ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

• ISS (Imposto Sobre Serviços)

Custos dos produtos vendidos: são os valores utilizados para a fabricação dos produtos (matéria-prima, insumos, mão-de-obra), ou na sua aquisição, no caso de uma empresa com fins comerciais.

Despesas com vendas

Abrangem desde a promoção do produto, até sua colocação ao consumidor (comercialização e distribuição).

Comissões sobre as vendas: quando os vendedores recebem comissão sobre as mercadorias que eles venderam.

Salário dos vendedores: é o salário dos funcionários do setor de vendas.

Publicidade a Propaganda: valor gasto no marketing da empresa.

Viagens e estadias: são os gastos com viagens realizadas por colaboradores com fins empresariais.

Brindes e presentes: objetos, geralmente de pequeno valor, distribuídos a clientes e colaboradores, como canetas, chaveiros, agendas. Médicos, por exemplo, sempre recebem amostras grátis de medicamentos dos laboratórios.

Provisão para devedores duvidosos: estimativa que a empresa faz sobre perdas com clientes inadimplentes, cujas duplicatas não serão pagas.

Despesas administrativas:

São as despesas necessárias para administrar (dirigir) a empresa. De maneira geral, são gastos nos escritórios visando à direção ou à gestão da empresa.

Salários dos colaboradores (RH, financeiro, TI, serviços gerais).

Pró-labore de administradores: é o valor pago ao sócio da empresa que desenvolve atividade de administrador dessa mesma empresa. Ele não terá direito a 13º salário, férias, nem FGTS.

Gratificação de funções: quando algum funcionário recebe um valor adicional como prêmio por bom desempenho.

Aluguéis de escritórios: quando o ambiente de trabalho da empresa é alugado.

Seguro de escritório: quando a empresa contrata um seguro contra incêndio, por exemplo.

Água, luz, telefone: despesas básicas da atividade produtiva.

Material de escritório (também chamado de expediente): papel, caneta, impressora, etc.

Depreciação de móveis e utensílios: é a perda natural de valor sofrida por um equipamento ao longo do tempo devido ao desgaste.

Serviços/assessorias de terceiros: tarefas terceirizadas a outras empresas.

Despesas com softwares: valor pago na aquisição de programas de computador ou sua licença de uso.

Cartório: despesas com cartório.

Xerox: despesas com produção de fotocópias.

(-) Despesas financeiras:

Despesas (tarifas) bancárias: taxas bancárias pagas pela empresa.

Juros sobre empréstimos, financiamentos: valor dos juros pagos devido a empréstimos ou financiamentos.

Multas e juros: valor de multas impostas pelo governo devido a irregularidades.

Descontos condicionais: são descontos oferecidos a algum cliente pela antecipação do pagamento de alguma dívida.

(+)Receitas financeiras

Juros sobre aplicações financeiras: São os juros que a empresa recebe por aplicação em fundos de renda fixa, varável, tesouro direto, entre outros.

Descontos obtidos (recebidos): descontos que a empresa recebe pela antecipação do pagamento de alguma divida.

(-) Outras despesas

É utilizado para despesas operacionais não enquadradas no grupo de vendas, administrativas e financeiras. Exemplos: Despesas Tributárias (IPVA, IPTU, Multas Fiscais etc.). E prejuízos oriundos das aplicações em outras empresas.

Perda com imobilizado: quando algum equipamento obsoleto perde a sua utilidade.

(+) Outras receitas

Ganho com imobilizado: quando a empresa vende móveis e equipamentos que não utiliza mais.

Receitas de caráter eventual: operacionais de caráter eventual, ou não, tais como: lucros de participações em outras sociedades, vendas de sucatas etc.

Receita com dividendos/ lucros: refere-se ao valor do lucro distribuído aos acionistas de outras empresas nas quais nossa empresa é acionista.

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ): é de 15% sobre o resultado antes dos tributos.

Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido: é um valor variável. Na maioria das vezes, 9% sobre o lucro.

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